Por que você não deve confiar – tanto – em auto ajuda

auto ajudaVencedores ‘vencem dores’”; “Atualmente, tua mente atua ou mente?”; “Deixe pra trás aquilo que não te leva pra frente”. São uma infinidade de frases, com sentidos até bonitos, quase prometendo uma receita rápida, simples e eficaz para os problemas que enfrentamos na vida. Seria bom se todos nossos problemas pudessem ser resolvidos de forma tão simples assim, como essas frases pregam.

Se nossos problemas fossem iguais aos de todo mundo essas frases seriam uma boa fórmula, mas cada um tem lá suas particularidades que atrapalham seguir receitas prontas para os problemas – se fosse simples “deixar pra trás aquilo que não nos leva pra frente”, abandonar aquele emprego que dificulta cumprir o horário da faculdade não seria um problema tão grande, mas sabemos que se deixarmos esse trabalho para trás não teremos condições de pagar as mensalidades. Tentar seguir essas filosofias pode inclusive nos deixar ansiosos, já que elas pregam uma facilidade em ter sucesso na vida que não existe.

Não é difícil escutar algumas pessoas frustradas porque não conseguiram sucesso em seus projetos mesmo depois de ter lido vários livros de auto ajuda. “Como fazer amigos”, “Como ser um milionário”, “Como ter sucesso no amor”. Todos esses livros vendem soluções genéricas para problemas que são específicos da vida de cada um. Certa vez tive a curiosidade e li alguns capítulos de um livro bastante famoso sobre como fazer amigos e uma das dicas que ele dava era sempre ter assuntos que interessassem as pessoas que queremos conversar. Solução simples, não fosse a grande quantidade de pessoas diferentes, com interesses diferentes e opiniões diferentes em assuntos diferentes. Imagine pesquisar tudo isso antes de conversar com alguém, imagine quanto tempo você gastaria só nesse processo. Penso que não daria tempo de conversar com ninguém já que o tempo seria gasto pesquisando assuntos.

Não existe uma “regra de ouro” ou receita de bolo para solucionar os problemas da vida, cada problema tem que ser analisado separadamente, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada um, de preferência sem comparar com as soluções ou conquistas de outros: se cada pessoa tem sua forma específica de solucionar seus problemas, é bom entender também que cada um vai ter seu tempo até conseguir sucesso em cada um de seus projetos.

auto_ajuda_2

Essa ideia de que existe uma receita pronta para todos os problemas da vida apenas faz com que as pessoas acreditem que seus problemas tem uma solução simples, e como nem sempre têm, isso faz com que elas fiquem frustradas e ansiosas por não conseguirem fazer algo que todo mundo consegue. O que elas não sabem é que aqueles textos não servem pra todo mundo; sendo muito otimista, na melhor das hipóteses conseguem ajudar uma pequena parcela que se encaixa naquela solução pronta. Mas não há nada de errado em não se encaixar naquilo; cada pessoa tem sua particularidade e precisa de coisas que sejam adequadas à realidade que ela vive, inclusive soluções.

Por isso não acredite em soluções prontas, veja qual é a melhor forma para resolver seus problemas de acordo com as suas possibilidades e principalmente, não fique triste quando não conseguir resolver seus problemas de primeira: respeite seu tempo, analise com calma que a solução vai aparecer.

Se você deseja soluções adequadas e específicas para cada um dos seus problemas procure um psicólogo.

Entre em contato por aqui.

Siga minha página no Facebook para receber atualizações e novos artigos.