POR QUE IR AO PSICÓLOGO?

Assim como vamos ao dentista para cuidar de nossa saúde bucal ou ao oftalmologista para cuidar da saúde dos olhos, precisamos de um especialista que nos ajude a cuidar de nossa saúde mental.

Cuidar da saúde mental é cuidar do que nos faz sentir bem com nós mesmos e com o mundo. Quando não nos sentimos bem, tudo à nossa volta parece ser ruim ou sem sentido, até nosso corpo responde aos males da mente de forma negativa: quem nunca se sentiu fisicamente mal após uma discussão com alguém? Quem nunca sentiu um aperto no peito de ansiedade ou medo? Tudo isso são algumas das respostas que o corpo dá quando estamos mal psicologicamente.

Ao contrário da crença popular de que “ir ao psicólogo é coisa de louco”, vemos hoje que ir ao psicólogo é um ato tão corriqueiro e importante quanto ir à qualquer médico ou profissional de saúde. Existem campanhas de conscientização que visam desmistificar essa visão, como a do “Janeiro Branco” que mostra inclusive depoimentos de pessoas que abandonaram o preconceito de lado e estão hoje felizes após procurar ajuda psicológica.

Mas muito além de apenas nos sentir bem com nós mesmos, cuidar da saúde mental é prevenir danos muito mais sérios à saúde: a depressão por exemplo – um mal muito maior que apenas uma tristeza momentânea – atinge hoje 5,8% da população brasileira e é um dos três principais motivos que afetam a saúde do trabalhador, além de ser o 9º motivo com maior número de afastamentos por doenças no INSS. Além disso, pesquisas apontam causas psíquicas e emocionais para diversos problemas como câncer, vitiligo, gastrite, queda de cabelo e muitos outros problemas.

Cuidar da saúde mental não é algo que se possa negligenciar. Nosso corpo responde diretamente à qualquer problema psicológico que estejamos passando.

Não deixe de se cuidar, não deixe seus problemas pessoais prejudicarem sua saúde.

Procure um psicólogo. Entre em contato clicando aqui ou através do menu “Contato para agendamentos“.