O QUE É A PSICANÁLISE?

Antes de mais nada, recomendo que você leia este resumo sobre a psicanálise. Serei breve, prometo.

sigmund-freud-l

Sigmund Freud

A Psicanálise é uma técnica clínica criada pelo austríaco Sigmund Freud (1856-1939) como alternativa aos tratamentos oferecidos àqueles que sofriam de doenças mentais no fim do sec. XIX. Teve como marco inicial a publicação do livro “A interpretação dos sonhos” em 1900 e trouxe nova luz àquilo que era entendido como doença, sofrimento e cura.

Freud, através de suas pesquisas descobriu que diversos males, sobretudos aqueles conhecidos como histeria, melancolia e paranoia, tinham suas causas em traumas sofridos no passado, especialmente na primeira infância, logo postulou que a partir do momento em que o paciente revisitasse tais traumas através da fala e os reinterpretasse, haveria possibilidade de cura. Para provar suas ideias, Freud pesquisou e aplicou sua teoria incansavelmente em sua clínica em seus pacientes e publicou seus resultados através dos seus anos deixando um legado e vários seguidores de sua invenção pelo mundo.

Apesar de todas as limitações técnicas da época, sozinho Freud construiu uma técnica que é ate hoje utilizada, revisitada e revalidada através de diversos pesquisadores de diversas áreas, inclusive das neurociências.

A Psicanálise também ajudou diversos campos da ciências a crescer, como a sociologia, linguística e a filosofia. E também foi ajudada por esses campos a encontrar um terreno fértil onde firmar seus referenciais técnicos.