9 verdades e 1 mentira sobre ir ao psicólogo

Eridubet-free-tipsVocê deve ter visto no Facebook minha publicação na brincadeira das “9 verdades e 1 mentira” da psicologia e veio conferir qual é a resposta certa não é? Abaixo está a resposta certa e as explicações:

  1. Não é coisa de doido

    Como assim? Então só vai ao psicólogo quem está doido? Seguindo esse raciocínio, quem faz exercícios físicos está com problemas cardíacos ou quem vai ao dentista é porque está ficando banguela. Se consultar com um psicólogo também é pra cuidados preventivos. Assim como nos exercitamos pra cuidar do coração, também podemos cuidar do nosso emocional preventivamente!

  2. Você vai descobrir que a culpa não é da sua mãe

    Não só da mãe, nem do pai como também não é de ninguém. Muitas vezes sofremos por algo e ao invés de procurar saídas tentamos procurar culpados. Claro que alguém pode ter feito em algum momento algo que não foi legal com você, mas entre buscar culpados e resolver o problema qual é a melhor saída? Fazer terapia pode te ajudar nisso, em procurar a saída pra esse problema que você está. Como diria Jean Paul Sartre: “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.”

  3. O psicólogo vai ser discreto com o que você contar à ele

    Isso é uma verdade. Tudo o que você disser ao seu psicólogo vai ser segredo entre vocês dois e ele não vai falar pra ninguém. Isso é pra fazer com que os clientes se sintam mais à vontade pra falar o que quiserem sem medo de terem seus problemas expostos. Isso é uma regra acima de qualquer profissional e não pode ser quebrada (Código de ética, Artigo 6, página 8 neste link). Então pode confiar!

  4. O psicólogo não vai te dar conselhos

    O psicólogo vai fazer apontamentos, te ajudar a encontrar o que você está fazendo e que está te atrapalhando, pode até te ajudar a encontrar uma solução, mas nunca te dar um conselho expresso do que fazer. A melhor solução pros seus problemas sempre vem daquilo que você tem capacidades pra fazer e isso tem que se analisado caso a caso. A solução que deu certo pra uma pessoa pode não dar certo pra você, então é preciso analisar com cuidado cada possibilidade.

  5. “Como você se sente sobre isso?” não é uma pergunta padrão das consultas

    Apesar de ser um clichê em filmes, essa pergunta não é padrão. Claro que a forma que nos sentimos a respeito de algo é importante, mas é preciso ver além do sentimento e achar uma solução, não é? Então o psicólogo vai perguntar várias coisas, analisar com cuidado tudo que você fala até achar uma resposta e uma solução viável dentro da sua realidade.

  6. O psicólogo não vai ficar te julgando

    Isso muito menos. Nenhum psicólogo pode julgar o que você é ou faz. Não importa sua cor, seu gênero, sua sexualidade, sua religão ou time preferido. O psicólogo está lá pra te escutar e te ajudar, não pra falar que você é melhor ou pior que ninguém.

  7. Ajuda no tratamento de vários problemas de saúde

    Ainda que infelizmente não seja uma cura, a psicologia ajuda no tratamento de várias doenças. Muitos médicos indicam que tratamentos para doenças como o câncer não podem vir sozinhos sem um tratamento psicoterápico. Além disso, há várias pesquisas indicando causas psicológicas e emocionais para várias outras doenças. Clique nesse link e entenda mais.

  8. Pode fazer de você uma pessoa mais feliz

    Isso é uma verdade plena. Como não ser feliz depois de ter todos os problemas e embaraços de uma vida resolvidos?

  9. Não vai fazer de você uma pessoa menos forte

    Ao contrário do que muitos dizem, procurar ajuda psicológica não fazer de você uma pessoa mais fraca ou pior que as outras, apenas mais cuidadosa. Como disse acima, se fosse assim, ir ao dentista ou fazer um checkup médico anual também seria sinal de fraqueza! Cuidar da mente também é cuidar da saúde.

  10. Custa caro pra caramba!

    Se você chegou até aqui já percebeu que essa é a mentira. Claro que existem profissionais mais caros, mas no geral psicólogos tendem a ser pouco rígidos com relação à pagamentos. Por uma questão ética não fazemos propagandas relacionadas à preço, talvez essa ideia de que o tratamento seja caro vem exatamente daí. Mas existem profissionais muitos bons e comprometidos com seus trabalhos com preços bem acessíveis e bem abertos à negociação de valores que correspondam à realidade de pagamento de seus clientes.

Agora que você sabe disso tudo, qual seu motivo pra não procurar ajuda profissional? Procure um psicólogo e descubra em quais aspectos de sua vida ele pode te ajudar!

Se interessou pelo trabalho do psicólogo e deseja se conhecer mais? Clique aqui entre em contato e agende uma consulta. Sua saúde, em sua totalidade, agradecerá!

Conheça meu trabalho fora da clínica e deixe sua opinião!

Para ler outros artigos clique aqui.

Siga minha página no Facebook para receber atualizações e novos artigos.