Afinal, o que é saúde?

O mês de abril é considerado o Mês Nacional da Saúde no Brasil e no dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Esse ano (2017) o tema do dia é a Depressão, um mal que assola milhões de pessoa mundo afora e que causa danos muito maiores às pessoas e seus familiares.

Afinal de contas, o que é Saúde?

Algumas pessoas dirão que saúde é “não ter doenças” e outras dirão que é “ter o corpo funcionando bem pra acordar cedo e disposto”. Mas será só isso? Será que mesmo não tendo doenças somos saudáveis, e será que mesmo com bom funcionamento do corpo estamos saudáveis? Vamos pensar um pouco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como a dinâmica existente entre o bem estar físico, o psíquico e o social e considera que para um pleno estado de saúde devemos estar com esse tripé bem equilibrado, com nosso corpo funcionando bem (sem dores, doenças ou indisposições), com nosso lado psíquico em boas condições (sem transtornos, dificuldades ou problemas) e com uma boa dinâmica social (estar bem com família, trabalho, amigos e relacionamentos). Pensando nisso, como definir saúde apenas como não ter doenças ou somente com boa disposição para acordar cedo? Se for isso, então naquele domingo em que não queremos levantar cedo simplesmente porque a cama está gostosa estaríamos doentes.

Quantas vezes estamos em ótimo estado físico e não queremos levantar da cama para trabalhar ou estudar porque queremos evitar alguém? Quantas vezes mesmo gripados ou resfriados saímos de casa cedo pra acompanhar a final do campeonato de futebol de nossos filhos? Quantas vezes mesmo sentindo alguma dor saímos de casa correndo pra encontrar aquela pessoa que não vemos faz tempo? Em nenhum desses casos dá pra definir um estado pleno de doença, mas há algo diferente ali.

Saúde é um conceito muito complexo, muitos pesquisadores discordam entre si e ainda hoje tentam definir saúde em uma frase simples. Mas é consenso que, apesar de incompleta e definindo mais um estado de bem estar, a definição da OMS é a que mais perto chegou de uma definição de saúde já que mesmo que nosso corpo esteja com algum problema, se nosso ambiente social e nosso psíquico estiverem bem podemos experimentar uma sensação muito melhor que a de alguém sem nenhum tipo de problema físico mas com problemas de relacionamento ou infelizes com alguma coisa.

Portanto é de suma importância que para experimentarmos um estado pleno de saúde devemos cuidar de todas essas etapas de nossa vida: devemos nos alimentar bem, praticar exercícios e nos proteger para cuidar do corpo; manter bons relacionamentos e buscar o máximo de satisfação no trabalho, família e demais ambientes e, por último e tão importante quanto, cuidar de nosso lado psíquico e emocional para que tudo isso possa ser melhor experienciado e para nos mantermos contentes com tudo o que vivemos.

E você? Como cuida de sua saúde?

__

Se quiser cuidar dos aspectos psíquicos de sua saúde, clique aqui entre em contato e agende uma consulta. Sua saúde, em sua totalidade, agradecerá!

Conheça meu trabalho fora da clínica e deixe sua opinião!

Para ler outros artigos clique aqui.